> ASSÉDIO <
O assédio pode ser entendido como um conjunto de comportamentos que incomodam, importunam, humilham ou perseguem uma pessoa. Pode acontecer de formas e níveis de gravidade diferentes. Pela internet, o assédio ocorre quando a tecnologia é usada para ferir ou constranger alguém.
Enviar mensagens com ameaças, comentários sexuais ou pejorativos e divulgar dados pessoais da vítima são algumas das situações que caracterizam o assédio virtual.
Assédio sexual é crime no Brasil e a pena é detenção que varia entre um e dois anos. Outros tipos de assédio podem ser enquadrados como injúria ou como crimes de danos morais e geram indenização à vítima.
(Cyber)Stalking
É comum lembrar da palavra stalker quando se fala de assédio nas redes sociais. Geralmente, ela é usada para identificar alguém que acompanha o perfil e as postagens de determinada pessoa com frequência. Mas o termo vai muito além disso. Serve para definir um perseguidor obsessivo, insistente e que dispensa atenção exagerada a alguém.
Os perseguidores de hoje são aqueles que monitoram a vida on-line de uma pessoa, visitam suas redes sociais obsessivamente e enviam e-mails e mensagens com conteúdos inadequados.